O exercício físico especialmente desenvolvido para crianças promove grandes benefícios no desenvolvimento corporal. A criança adquire uma maior noção de seu corpo no seu espaço, o que implica uma coordenação motora mais fina e apurada. Isso ocorre porque ela é colocada em situações ainda não experimentadas, em que seu cére
Quanto à componente psicológica, o exercício exerce sua contribuição especialmente na forma de esporte. A criança e o adolescente aprendem, na prática desportiva, lições de educação, respeito às regras e como se portar frente a uma derrota. Assim o exercício ajuda a formar um cidadão com mais auto-estima e mais preparado para enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Finalmente, é importante ressaltar que uma criança e um adolescente que praticam exercício físico possuem maiores chances de se tornarem um adulto ativo. Isso reforça ainda mais a idéia inicialmente apresentada, a qual afirma que o exercício físico no grupo jovem (crianças e adolescentes) possui benefícios profundos no futuro desses indivíduos. Sendo assim, a prática de exercício físico está mais do que indicada para os jovens, assim como para todos que buscam mais qualidade de vida.
à Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte
Posicionamento Oficial
“Atividade física e saúde na infância e adolescência”
http://www.lucianorezende.com.br/v2007/medico/pdf/SBME_PosicionamentoOficial_1998_AtividadeFisicaeSaudeInfanci.pdf
à CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ATIVIDADE FÍSICA:
ASPECTOS MATURACIONAIS E FUNCIONAIS
Hugo TOURINHO FILHO; Lilian Simone Pereira Ribeiro TOURINHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário